3 de julho de 2013

Sobre a Faculdade de Jornalismo

|


Gente assim serio. sabe quando da um estralo na sua cabeça derrepente e você pensa em cursar jornalismo ou melhor se interessa pelo curso, então isso aconteceu comigo agora tipo A-G-O-R-A
e eu nao sei ate quando vai durar mais pelo que eu ja sei sobre essa profissão eu amei de cara sabe
então vim compartilhar com vocês que também tem duvidas sobre a tal faculdade vamos descobri ? *-*

Então eu olhei , li sobre o assunto e sobre o curso, dizem que é um curso bacana de estudar sabe, nao é complexo , tem matérias que são vista no ensino médio e super tranquilo pra quem gosta de redação e português (euamo).
eu li em um site que fala sobre o mercado de trabalho pra area dizem que nao esta facil, por isso quem pretende fazer ou ja esta fazendo jornalismo,é um boa procurar um estagio no ramo porque isso pode ser uma porta de entrada pro mercado de trabalho.

As áreas que você pode se introduzir estudando jornalismo são bem amplas como : Rádios,Redes de Tv , Jornais, Assessoria de empresa de repartições publicas, celebridades e etc ...

 A melhores faculdades pra se cursa Jornalismo são : A UnB, PUC-MG, UFSM, PUC-SP, PUC-RJ, Mackenzie, Newton Paiva, Feevale, Unisc ,Bauru UNESP ,São Paulo -USP  ,Rio de Janeiro -Puc 

 O Salario pode variar, dependendo o lugar do emprego , em radios e TV's os salários podem chegar de 1.000 a 1.10 por mês, ja em uma redação isso pode mudar para 1.329

Alguns dos ramos de Jornalismo

Comunicação digital multimídia

Criar, montar, implantar e cuidar da manutenção de websites, intranets e extranets. Redigir e editar boletins e revistas eletrônicas. Administrar conteúdos na internet.

Comunicação empresarial

Promover o contato entre determinada organização com a imprensa e outros públicos-alvo, como funcionários, fornecedores, clientes, governo, entidades, a fim de divulgar o nome da empresa, seus valores e produtos.

Edição

Definir o enfoque e o tamanho da reportagem e escrever o texto final. Em veículos impressos e na internet, selecionar fotos e ilustrações que serão usadas. Em rádio e tV, combinar imagens e/ou sons numa mesma fita para dar forma final a documentários e noticiários.

Fotojornalismo

Fotografar cenas reais, pessoas e acontecimentos para reportagens em jornais, revistas ou internet.

Reportagem

Coletar informações e redigir textos para divulgação em rádio, televisão, jornais, revistas ou internet.
(Achei essa parte interresante e resolvi compartilhar com vocês a materia é do site guia do estudante abril dá um olha ta muito boa.)

Eu também achei esse vídeo  pra quem tem interesse o cara fala bastante e tirou algumas duvidas minhas , vale a pena ver o  vídeo :)


Mais informações sobre o curso ?
http://www4.faac.unesp.br/graduacao/jornal/
http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/comunicacao_jornalismo.html
http://www5.usp.br/tag/jornalismo-2/
http://www.usjt.br/cursos/graduacao/jornalismo.php

Os Valores do curso
Pra quem vai fazer o curso em uma universidade privada ai vão os valores que variam de faculdade pra faculdade ...

e ai meninas alguma duvida , e ai prontas pra passar no vestibular de jornalismo hahah ?

Beijinhos ♥

4 comentários:

  1. Já pensei em cursar Jornalismo, mas acho que minha timidez seria um grande problema auahuahau Ai optei por Publicidade, acho que tem mais a ver comigo. http://calmaerespira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho jornalismo uma profissão bem legal, tenho uma colega que faz o curso...

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sou maluca ( tipooo mesmo ) pra ser jornalista u.u

    ResponderExcluir
  4. Karol, estou cursando Jornalismo e amo a faculdade, já estou no 3º semestre. As cadeiras são bem legais, pois são mais práticas e coisas do nosso cotidiano. Tem bastante português. Redação tem umas 3 cadeiras só pra isso! rsrsrs Tem que gostar mesmo da matéria. Fora isso, a faculdade em si já te encaminha para estágios e empregos, você vai precisar ter muito QI, pois nessa área é mais ou menos assim que se consegue vaga. E prepare-se você vai fazer algo legal, que você gosta mas o salário é baixo sim. Salários mais altos só para quem é reporter famoso mesmo, e também não é muito! rsrsrs A parte boa é que se consegue sempre uma credencial para entrar em shows e afins rsrsrs. As pessoas dizem que para ser jornalista não precisa de faculdade, mas tenho certeza que quando você for fazer uma entrevista para uma emissora ela vai lhe exigir então não deixe que isto te abale!!
    Espero que tenha te ajudado um pouco mais!!
    bjs

    http://gabrieladeboit.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por Comentar,Qualquer duvida me mande um e-mail para
karoline-padua@live.com
Sempre que eu puder estarei retribuindo esse amor em forma de comentários nos respectivos blogs de vocês.
Nao aceito xingamentos e nem ofensas.
Grata ♥